logotipo rk odontologia gradient - Site

5 dicas de como realizar implantes dentários sem dor

Índice

Quando o assunto é ir ao dentista, a palavra medo é uma das principais barreiras que evitam ou retardam o início de um tratamento dentário, principalmente se forem implantes dentários. Com o atraso nas ações preventivas e curativas odontológicas, muitas pessoas acabam perdendo parcial ou totalmente os dentes.

Ansiedade e medo de ir ao dentista

De acordo com estudos na população americana cerca de 9% a 15% das pessoas evitam ir ao dentista devido a ansiedade e medo, isso corresponde a quase 40 milhões de pessoas.

Hoje em dia, a grande parte dos procedimentos odontológicos são realizados de forma eficaz, segura e confortável, mesmo quando se trata de procedimentos cirúrgicos como os implantes dentários.

Os implantes dentários são dentes com raízes e coroas dentárias artificiais que são instalados especificamente para cada paciente que perderam os seus dentes parcialmente ou completamente.

Os procedimentos de implantes dentários causam uma certa fobia em alguns pacientes devido ao fato de envolver uma consulta de cirurgia durante o tratamento e período de recuperação pós-cirurgia.

A tecnologia para os procedimentos de implantes dentários dentro dos consultórios odontológicos avançara muitos nos últimos anos o que tem permitido aos pacientes submeter-se cirurgias rápidas, seguras e previsíveis.

Para o paciente que busca um tratamento odontológico seguro com implantes dentários podemos citar 5 dicas de como você realizar implantes dentários sem dor

Consultório RK Odontologia Dr Rodrigo Rodrigues

01 – Realizar consulta e procedimentos de implantes dentários com profissional especializado

Parece uma pouco um óbvio que o paciente deve buscar um profissional especializado e habilitado para realizar o planejamento e execução da cirurgia de implantes dentários, no entanto nem sempre é o que ocorre.

Com a crescente popularização dos procedimentos de implantes dentários é natural que você encontre dentistas ou clínicas pouco especializadas. Por isso, é imprescindível a consulta com dentistas especialistas em Implantodontia e Prótese dentária/Reabilitação Oral e ainda busque informações dos locais de formação profissional e tempo de experiência.

02 – Conhecer os medicamentos prescritos no pré e pós-operatórios dos implantes dentários

As cirurgias de implantes dentários são conhecidas por não gerarem traumas nem durante nem após os procedimentos de acordo com os próprios pacientes que já passaram por esse tipo de reabilitação.

Os medicamentos utilizados para controle da dor e ansiedade podem ser administrados no pré-operatório, o que chamamos de analgesia preemptiva, sendo medicamentos anti-inflamatórios para prevenir possíveis dores que o paciente venha a sentir durante ou no pós-cirúrgico imediato e medicamentos ansiolíticos que causam um relaxamento neurossensorial levando o paciente a uma leve sonolência durante todo o tempo de cirurgia.

Além disso, no pós-cirúrgico o paciente costuma utilizar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos de rotina para controle da dor e do edema (inchaço), além de antibióticos para garantir as mortes de possíveis bactérias que por ventura causariam contaminação dos implantes dentários.

03 – Cirurgias de implantes dentários guiadas por computador

A tecnologia computadorizada tem permitido a utilização de planejamentos realizados através de computadores que levam o implantodontista a executar cirurgias rápidas, precisas e sem a necessidade de pontos ou cortes na gengiva.

Isso tem sido realizado de forma rotineira dentro do consultório odontológico pois os planejamentos computadorizados permitem a fabricação de guias cirúrgicas impressas em impressoras 3D que são esterilizadas e utilizadas no ato cirúrgico de implantação dentária.

Algumas cirurgias de implante dentário que costumavam levar de 60 a 90 minutos anteriormente podem ser realizadas em pouco mais de 30 minutos com segurança, precisão e conforto levando o paciente a um melhor pós-operatório, com a utilização de menos medicações e permitindo o retorno ao trabalho no dia seguinte ao do procedimento cirúrgico.

banner subheader RK Odontologia

04 – Sedação consciente no consultório

Os procedimentos de implantes dentários são realizados sob anestesia local e, em geral, os pacientes reagem muito bem às cirurgias de implante dentário. No entanto, alguns procedimentos podem necessitar do auxílio de acompanhamento medicamentoso através da sedação consciente.

A sedação pode ser realizada através de medicamentos ingeridos via oral ou injetados de forma endovenosa (direto na veia do paciente). As principais características de cada paciente que irão ditar a opção do tipo de sedação serão a habilidade do profissional diante do procedimento cirúrgico, o porte da cirurgia a ser realizada (necessidade de enxerto ósseo, múltiplos implantes dentários e a necessidade de cirurgia simultânea em ambas as arcadas dentárias, superior e inferior) e o grau de medo e ansiedade de cada paciente.

05 – Seguir as recomendações do dentista especializado em implantes dentários

Cada profissional possui um protocolo específico de atendimento e acompanhamento após cada procedimento realizado. Diversas medidas pós-operatórias são necessárias para que o paciente recupere de acordo com o desejado e possa retornar o mais breve possível para sua vida cotidiana.

E claro… Muitas das vezes quando não há o cumprimento de todas as recomendações o paciente pode necessitar de uma recuperação mais lenta.

Por fim, é necessário que cada paciente busque informações sobre os procedimentos de implantes dentários que serão realizados e quais são as melhores formas de submeter-se ao procedimento já que cada profissional possui um protocolo de atendimento.

0 +

Anos de
Experiência

Sobre Nós

A RK Odontologia é pioneira em tratamento odontológico moderno na Zona Norte de Natal

Contamos com uma equipe de 6 dentistas especializados para atendimentos de tratamentos de reabilitação complexos.